Idiomas de Skyworld

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Idiomas de Skyworld

Mensagem por Aliot von Limbourg em Sab Jan 26, 2013 12:43 pm

Este tópico abordará os vários idiomas falados em Skyworld.

Skyworld é um mundo muito diversificado, onde várias raças vivem em conjunto e onde várias culturas se encontram. Num mundo onde sua população ultrapassa (aproximadamente) 1 bilhão de habitantes, não é de se esperar que haja vários idiomas, falados por vários povos diferentes. Aqui abaixo estão alguns desses idiomas:

Ândrico

Onde é falado: Ocidente (de forma geral). É uma língua "global".
Origem: Reino de Andros
Descrição: É o idioma mais falado em Cyphus. É a coisa mais próxima de uma "língua global" que se tem no mundo de Skyworld. É a língua geral, sendo a língua mãe de muitas pessoas e língua secundária de muitas outras. É o idioma em que é narrado (a maior parte, pelo menos) o RPG.

O idioma usa o alfabeto do oeste (o equivalente ao alfabeto romano, no mundo do RPG), é o mais usado em toda Cyphus

Yiari

Onde é falado: Oriente, principalmente em Tarêndia e Mithrai
Origem: remonta às antigas nações élficas (Tarens, Mithras, Lubes e Manxis)
Descrição: É o segundo idioma mais falado em Cyphus, e consequentemente, o mais falado no oriente (cerca de 40% da população oriental fala Yiari). É a língua materna de cerca de 80% dos elfos. Muitas pessoas estudam o idioma por ser considerado um idioma "artístico e inteligente". O Yiari possui três dialetos principais, o dialeto ocidental (falado em Tarêndia) o oriental (falado em Mithrai) e o Yiari bastardo (falado pelas comunidades élficas nas terras-sem-rei).

O alfabeto usado pelo Yiari é o chamado "Cyrag".

Wescandor

Onde é falado: extremo oriente (onde se localizam as nações wescans, Vaz e Reandra)
Origem: o primeiro registro wescandor (arcaico) data de 2005 A.Q, quando a Antiga Reandra foi fundada
Descrição: é o terceiro idioma mais falado no oriente (cerca de 35% da população oriental) e é o quarto mais falado em Cyphus. É a língua materna da maioria dos wescans. O wescandor é muito estudado por arcanistas, já que é o idioma onde foi escrito os grimórios mágicos mais antigos, é considerado por muitos a "língua mãe da magia" e a "língua dos sábios". O wescandor também é um idioma muito antigo (tão antigo quanto os próprios wescans). O idioma possuo dois dialetos, o de Reandra e o de Vaz.

Um fato curioso sobre o idioma e seus falantes, é que muitos wescans sentem dificuldade em aprender outro idioma (principalmente o Ândrico), isso deve-se ao fato de que, o idioma dos wescans possui uma gramática, sintaxe e escrita BEM diferentes das gramáticas dos outros idiomas.

O alfabeto usado pelo Wescandor é o Rúnico.

Ilabônico

Onde é falado: oriente central, na Confederação de Eloz
Origem: Falado pelos "povos andarilhos" (os primeiros elozianos), vindos do norte do continente oriental.
Descrição: é o quarto idioma mais falado no oriente (cerca de 25% da população oriental), e o quinto mais falado em Cyphus. E é a língua materna da maioria dos elozianos. É um idioma de uma rica literatura. Várias novelas e romances têm como língua original o Ilabônico, assim como seus escritores. Muitos elozianos sentem orgulho de ter como língua materna o Ilabônico. Antes da era da indústria, o Ilabônico foi o idioma mais falado do oriente (até mesmo mais que o Yiari), era tido como a língua geral do leste. Atualmente o idioma perdeu uma certa "credibilidade', mas ainda é respeitado por muitos. O Ilabônico possui 2 dialetos, o do norte (falado pelos elozianos do norte de Eloz) e o do sul (falado pelos elozianos do sul e centro de Eloz).

O Ilabônico não possui de fato um alfabeto, e sim um sistema de escrita chamado de "Abugida". Que é como um alfabeto, só que sem vogais. Ao invés de letras, as vogais são representadas como acentos em cima das consoantes (as letras).

Ra'qush

Onde é falado: em Go'haka (as terras-sem-rei)
Origem: desconhecida, provavelmente formou-se quando houve o contato entre os diversos povos que migraram para as terras sem rei (por volta de 4200 A.Q), que acabaram tendo suas línguas maternas "misturadas", formando o idioma atual.
Descrição: é o terceiro idioma mais falado em Cyphus. Apesar de seu grande número de falantes, 90% das pessoas que tem o Ra'qush como língua materna ficam restritos a Go'haka. É um idioma muito rico, provavelmente o idioma com o maior vocabulário de palavras de todo o mundo de Skyworld. É a língua materna dos habitantes das terras sem rei (juntamente com o Yiari bastardo).

A verdade é que o Ra'qush não é de fato um idioma, e sim um conjunto de dialetos derivados de uma mesma língua (O Alto Ra'qush). Cada cidade estado, e suas respectivas cidades satélite, falam um dialeto diferente de Ra'qush. Por exemplo, o Ra'qush falado em Xhor, Washa e Qaron é diferente do falado em Gaat, Esshon e Jotun.  

O Ra'qush possui um sistema de escrita chamado de "A'ji", um sistema que usa ideogramas e sílabas (similar ao katakana e kanji, do japonês)

-------------------------------------------



_________________
Habilidades:

Nível 2: Gatilho de Chamas
Descr: imbui a propriedade de fogo na sua arma, permitindo disparar uma bola de fogo pela canhoneira

Nível 2: Sincronicidade
Descr: essa habilidade permite fazer com que os sentidos de Aliot entrem em sincronia com o ambiente ao seu redor, permitindo que ele possa realizar ataques e movimentos muito rápidos, num espaço de tempo moderado, assim como golpes e disparos mais precisos e potentes.
avatar
Aliot von Limbourg
Admin

Masculino Mensagens : 1275
Data de inscrição : 16/12/2012
Idade : 639
Localização : Portus Luna

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum