Skyworld
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Idiomas de Skyworld

Ir para baixo

Idiomas de Skyworld Empty Idiomas de Skyworld

Mensagem por Aliot von Limbourg Sáb Jan 26, 2013 12:43 pm

Este tópico abordará os vários idiomas falados em Skyworld.

Skyworld é um mundo muito diversificado, onde várias raças vivem em conjunto e onde várias culturas se encontram. Num mundo onde sua população ultrapassa (aproximadamente) 1 bilhão de habitantes, não é de se esperar que haja vários idiomas, falados por vários povos diferentes. Aqui abaixo estão alguns desses idiomas:

Ândrico

Onde é falado: Ocidente (de forma geral). É uma língua "global".
Origem: Reino de Andros
Descrição: É o idioma mais falado em Cyphus. É a coisa mais próxima de uma "língua global" que se tem no mundo de Skyworld. É a língua geral, sendo a língua mãe de muitas pessoas e língua secundária de muitas outras. É o idioma em que é narrado (a maior parte, pelo menos) o RPG.

O idioma usa o alfabeto do oeste (o equivalente ao alfabeto romano, no mundo do RPG), é o mais usado em toda Cyphus

Yiari

Onde é falado: Oriente, principalmente em Tarêndia e Mithrai
Origem: remonta às antigas nações élficas (Tarens, Mithras, Lubes e Manxis)
Descrição: É o segundo idioma mais falado em Cyphus, e consequentemente, o mais falado no oriente (cerca de 40% da população oriental fala Yiari). É a língua materna de cerca de 80% dos elfos. Muitas pessoas estudam o idioma por ser considerado um idioma "artístico e inteligente". O Yiari possui três dialetos principais, o dialeto ocidental (falado em Tarêndia) o oriental (falado em Mithrai) e o Yiari bastardo (falado pelas comunidades élficas nas terras-sem-rei).

O alfabeto usado pelo Yiari é o chamado "Cyrag".

Wescandor

Onde é falado: extremo oriente (onde se localizam as nações wescans, Vaz e Reandra)
Origem: o primeiro registro wescandor (arcaico) data de 2005 A.Q, quando a Antiga Reandra foi fundada
Descrição: é o terceiro idioma mais falado no oriente (cerca de 35% da população oriental) e é o quarto mais falado em Cyphus. É a língua materna da maioria dos wescans. O wescandor é muito estudado por arcanistas, já que é o idioma onde foi escrito os grimórios mágicos mais antigos, é considerado por muitos a "língua mãe da magia" e a "língua dos sábios". O wescandor também é um idioma muito antigo (tão antigo quanto os próprios wescans). O idioma possuo dois dialetos, o de Reandra e o de Vaz.

Um fato curioso sobre o idioma e seus falantes, é que muitos wescans sentem dificuldade em aprender outro idioma (principalmente o Ândrico), isso deve-se ao fato de que, o idioma dos wescans possui uma gramática, sintaxe e escrita BEM diferentes das gramáticas dos outros idiomas.

O alfabeto usado pelo Wescandor é o Rúnico.

Ilabônico

Onde é falado: oriente central, na Confederação de Eloz
Origem: Falado pelos "povos andarilhos" (os primeiros elozianos), vindos do norte do continente oriental.
Descrição: é o quarto idioma mais falado no oriente (cerca de 25% da população oriental), e o quinto mais falado em Cyphus. E é a língua materna da maioria dos elozianos. É um idioma de uma rica literatura. Várias novelas e romances têm como língua original o Ilabônico, assim como seus escritores. Muitos elozianos sentem orgulho de ter como língua materna o Ilabônico. Antes da era da indústria, o Ilabônico foi o idioma mais falado do oriente (até mesmo mais que o Yiari), era tido como a língua geral do leste. Atualmente o idioma perdeu uma certa "credibilidade', mas ainda é respeitado por muitos. O Ilabônico possui 2 dialetos, o do norte (falado pelos elozianos do norte de Eloz) e o do sul (falado pelos elozianos do sul e centro de Eloz).

O Ilabônico não possui de fato um alfabeto, e sim um sistema de escrita chamado de "Abugida". Que é como um alfabeto, só que sem vogais. Ao invés de letras, as vogais são representadas como acentos em cima das consoantes (as letras).

Ra'qush

Onde é falado: em Go'haka (as terras-sem-rei)
Origem: desconhecida, provavelmente formou-se quando houve o contato entre os diversos povos que migraram para as terras sem rei (por volta de 4200 A.Q), que acabaram tendo suas línguas maternas "misturadas", formando o idioma atual.
Descrição: é o terceiro idioma mais falado em Cyphus. Apesar de seu grande número de falantes, 90% das pessoas que tem o Ra'qush como língua materna ficam restritos a Go'haka. É um idioma muito rico, provavelmente o idioma com o maior vocabulário de palavras de todo o mundo de Skyworld. É a língua materna dos habitantes das terras sem rei (juntamente com o Yiari bastardo).

A verdade é que o Ra'qush não é de fato um idioma, e sim um conjunto de dialetos derivados de uma mesma língua (O Alto Ra'qush). Cada cidade estado, e suas respectivas cidades satélite, falam um dialeto diferente de Ra'qush. Por exemplo, o Ra'qush falado em Xhor, Washa e Qaron é diferente do falado em Gaat, Esshon e Jotun.  

O Ra'qush possui um sistema de escrita chamado de "A'ji", um sistema que usa ideogramas e sílabas (similar ao katakana e kanji, do japonês)

-------------------------------------------


Aliot von Limbourg
Aliot von Limbourg
Admin

Masculino Mensagens : 1275
Data de inscrição : 16/12/2012
Idade : 645
Localização : Portus Luna

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos